sexta-feira, 23 de março de 2012

"Aprendi com a Primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira" - Cecília Meirelles

A semana foi intensa, de altos bem altos e de baixos beem baixos, foi a primeira semana que a saudade bateu forte, forte o suficiente pra quase tudo perder a graça e o que era bom parecer nem tão bom assim..

Um ponto alto da semana é a chegada da Primavera.. a experiência de ver a mudança (de verdade) de estações é algo que eu vou levar para o resto da minha vida! Pode parecer besteira, mas nunca tive essa experiência.
No Brasil, digo, no Rio pelo menos, temos duas estações, uma BEM quente e uma MENOS quente, não dá pra dizer que um dia fazendo 15 graus e outro 32 é inverno! Não temos uma primavera de verdade, um outono de verdade, passamos o ano com poucos os fins de semana que não daria uma praia..

A experiência que eu estou tendo é para se pensar na vida, parece que Deus criou essa coisa de estações do ano para que aprendêssemos sobre as coisas que precisamos passar, pelas fases da vida. Pra lembrar que nem tudo é pra sempre.. lembrar do que sempre a mamãe fala.. " isso também passa", aprender a dar valor ao que temos agora, mas sem que nos tornemos apegados a isso.

Ah o Verão.. sol, calor e chuva, que delícia é um banho de chuva no verão. Verão é alegria, é energia.. Mas ele passa e chega, enfim, o Outono. O que era verde fica amarelo, as folhas caem, o frio se aproxima e começa a fase da introspecção, começamos a construir os casulos que nos abrigarão durantes os dias tristes e frios do inverno que vem chegando... O inverno é triste, é branco, o céu é cinza, os olhares são frios, os sorrisos são escassos, assim como os dias de coração apertado, angústia..
A primavera, no entanto, é a estação da esperança, da prosperidade, das borboletas que renascem de seus casulos, mas tudo isso só tem graça justamente por causa do inverno. Se não experimentássemos a solidão, a frieza, o cinza do inverno, jamais daríamos valor aos cantos dos passarinhos, as cores das flores, aos dias mais longos, ao sol mais presente, e finalmente, mais quente da primavera.

Acho o Brasil um tanto quanto privilegiado por isso, o povo brasileiro tem o sol no olhar, tem um calor peculiar, tem a alegria do verão, o sorriso e a esperança da primavera o ano inteiro!

Que pena é ver tanta gente reclamando do nosso país! Muitos brasileiros menosprezam o Brasil falando de QUALIDADE DE VIDA. Essa semana aprendi que qualidade de vida é algo pessoal. Pra mim qualidade de vida é ter quem eu amo perto de mim, é viver numa casa confortável, ter minha saúde física e mental amparada, é ter onde e com quem aprender a essência da vida e não só lições do colégio. Sei que posso estar sendo um pouco irreal no que digo, falando assim parece que não conheço a realidade do meu país  e etc e tal, mas dou graças a Deus todos os dias de nunca ter vivido da forma que os brasileiros pintam o Brasil sem, assim como eu, não ter vivido essa realidade. Sempre estudei em boas escolas, no momento mais crítico da minha saúde fui amparada e agradeço ao meu anjinho da guarda por nunca ter experimentado uma situação de violência, com isso posso continuar com minha ideia de Brasil um tanto quanto ufanista.

Desculpa, mas precisava falar isso, estou cansada de ouvir essa ladainha de que aqui é melhor que o Brasil.. pra mim não é, é somente diferente, tem pontos melhores e piores.. É ótimo não sentir a angústia de ver crianças nas ruas e de não ler somente violência nos jornais (acho que aqui se fala mais do tempo do que de notícias de verdade)..
Em contrapartida, você não tem um sorriso do porteiro, não tem um sorriso de bom dia de ninguém na rua, cada um vive no seu mundo cercado pela politèsse, que não se deve faltar! É um bom dia triste, meio que por obrigação, é a obrigação de não olhar nos olhos das pessoas na rua, porque dizem que é rude, coisas da cultura..  Outro dia, me senti muito observada e um pouco constrangida depois que, instintivamente, fiz gracinha pra um garotinho no metro, ele estava no outro vagão, mas me olhava fixamente pelo vidro, parecia um tanto curioso, dei um tchau e mandei um beijinho, e ele sorriu, meio assustado, e deu tchau,  parecia feliz, mas ao que vi, já foi contaminado, o tchau foi com vergonha, e o beijinho, foi só quando saí do metro.. Respondam-me é muito fora do normal sorrir e dar um tchau a uma criança desconhecida na rua?


Voltando à primavera, meus dias tem sido mais felizes desde que o sol apareceu mais frequentemente e por mais tempo, fico toda feliz com passarinhos na minha janela e com as cores dos lindos jardins que já começam a mostrar suas flores.. É inexplicável a sensação de liberdade de não precisar usar cachecol, botas, calças e meias-calças (plural porque costumava colocar umas 3)!!!

Inexplicável também é parar e admirar o jardinzinho aqui perto de casa e conseguir enxergar nele, partes da minha vida, pensando na frase da minha xará, cheguei a conclusão que sou como essas flores, quem sabe das coisas que já me passaram nessa vida, entende que o inverno da minha vida, fez com que eu voltasse inteira e até mais forte...

Espero quem estiver vivendo em um inverno, que não perca as esperanças, um dia  ele passará e sua primavera chegará, e pra quem ela chegou, aproveite, até isso passa!


Bom fim de semana!



7 comentários:

lyvia disse...

Adorei o post! Achei curioso esse lance de acharem rude se olhar, se cumprimentar... É bem interessante essa coisa de cultura realmente!!! Aproveite a primavera!!!! Bjssss

Ilane disse...

Cecilia... seus posts estão cada vez melhores de se ler, a gente vai sentindo as coisas com você!! Tô adorando!!! To indo praí em junho, na verdade pra Brighton, passar 1 mês estudando!! Bjaooo e saudade

Anônimo disse...

Amei o texto amiga, mt bom é poder curtir cd estação do seu jeito.. Tanto as flores e cores da primavera qnt o charme da lareira, quijos e vinhos do Inverno...E qnd se está bem acompanhada então fica td melhor ainda...Aqui no Rio estamos torcendo para o clima esfriar..O Outono aqui é a mesma coisa que o Verão, não houve nenhuma mudança, a não ser as chuvinhas que estão começando a aparecer mas que só esquentam ainda mais a cidade... Curta bastante cd estação e cd momento por aí... Independente dos problema do nosso país, nós sabemos que tds os países tb possuem problemas e são de culturas diferentes... A alegria, bom humor e simpatia da maioria do povo brasileiro deveria ser mais valorizada e só estando aí para se ter certeza de que somos um povo mt rico em sentimentos e em recepcitividade. Mas tenho certeza q assim como n Brasil n são tds assim, aí em Londres tb deverão ter pessoas que salvam essa frieza e cultura diferenciada... Curta mt por aí!! Saudades, Vanessa Valladares

Mamãe disse...

Fiquei feliz em ouvir você narrando este post. Dei um passeio em duas fases marcantes da minha vida. Quando criança,colhendo lá no mangueiro nos fundos de casa, cebolinhas, florzinhas que só apareciam na primavera.Elas se pareciam com mini copos de leite (flores). Ia colhendo e cantando uma música que era mais ou menos assim: Cantam passarinhos para anunciar, é a primavera que ja vai chegar. Voam borboletas, pelo azul do céu, é a primavera que ja vai chegar.E a terra inteira poe-se a cantar, é a primavera que já vai chegar.
Fazia um ramalhete bem lindo, branquinho que ornamentava a nossas casinhas montadas no nosso quintal. Além das flores, o bulbo se trornava cebola para temperar os nosssos quisadinhos(comidinhas feitas em nossas panelinhas de barro).
O outro momento era quando eu morava em SP. Lembro do quanto eu ficava feliz com os primeiros raios de sol primaveril.Subia de manhã, a Rua Jorge Miranda, cantando às vezes em voz alta mesmo, a música do Beto Guedes: Quando entrar setembro, e a boa nova andar nos campos, quero ver brotar o perdão onde a gente plantou, juntos outra vez. Já sonhamos juntos semeando as canções no vento. Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar. Já choramos muito, muitos se perderam no caminho, mesmo assim nao custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera, abre a janela no meu peito, a lição sabemos de cor só nos resta aprender..... Apesar desta música ter conotacao política, para mim, ela marcava o fim de um inverno de dias cinzentos e muito frio e como mágica eu me sentia mais feliz, radiante e esperançosa.
Obrigada Ninha por me emocionar e me deixar com saudades felizes.
Ah, aproveita e energize a sua casa, a sua rua, o metrõ, o ônibus, a sua sala de aula, enfim, Londres com o seu lindo sorriso primaveril. Te amo muito!! Mamãe

Deborah Reis disse...

Adorei!!!

Mônica Franchi disse...

Lindas palavras Cecília, aproveite cada segundo da primavera de sua vida...
Aqui só me vem na lembraça a música de Beto Gues.
...Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
Sol de primavera abre as janelas do meu peito
a lição sabemos de cor
só nos resta aprender...

SEJA FELIZZZZZ
Mônica

Vivi Requiel disse...

Que coisa mais gostosa passar aqui para ler seus posts. Como você é diferente aqui! Não sei se diferente ou se por aqui conseguimos enxergar uma Ciça meio "Sol"... filha de peixe, peixinha é. Fofa e escrevendo suuuper bem!
Acho que mais à frente podemos ter uma correspondente linda e brasileiríssima em Londres, rompendo paradigmas desse lugar frio estalando beijocas para essas crianças por ai...
Já já a saudade vai ser dupla. Vc e sua mamy nos deixando por aqui :(
Mil beijos!